Escola onde Milton Amado estudou será restaurada pelo governo do ES

06/09/2017

 

O prédio da escola onde Milton Amado estudou, em Vitória, ES, o Ginásio São Vicente de Paulo, ainda aguarda pela restauração que será feita pelo governo capixaba. Localizado no antigo Largo de Santa Luzia, na Rua Muniz Freire, nº 133, Cidade Alta, o prédio de linhas simples é do final do século XIX e foi construído seguindo os padrões da arquitetura eclética para ser residência familiar. Seu mais ilustre morador foi José de Melo Carvalho Muniz Freire, que governou o Estado duas vezes, de 1892 a 1896 e de 1900 a 1904.

 

Em 1913, a construção passou a abrigar o Externato São Vicente de Paulo. No ano seguinte, o estabelecimento de ensino foi reorganizado e designado Ginásio São Vicente de Paulo. A instituição foi fundada pelos irmãos Aristóbolo, Kosciuszko e Miguel Barbosa Leão, que ocupavam respectivamente os cargos de diretor, vice-diretor e secretário. O ginásio funcionou também como internato, escola de instrução militar e, mais tarde, com ensino secundário e curso de formação de professores, tendo sido equiparado à Escola Normal Pedro II em 1924 por decreto do governo do estado.

 

Milton Amado estudou no São Vicente e obteve as melhores notas, sendo aprovado com louvor. Depois retornou à Figueira (atual Governador Valadares) celebrado como intelectual e orgulho da comunidade figueirense. Anos mais tarde seguiu para Belo Horizonte, onde construiu sua carreira de sucesso.

 

(Com informações da Prefeitura de Vitória, ES)

Share on Facebook
Please reload

Posts Em Destaque

Escola onde Milton Amado estudou será restaurada pelo governo do ES

September 6, 2017

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Instagram - Black Circle

© 2018 FLIGV Orgulhosamente criado por Tim Filho Comunicação e Cultura

  • F laranja
  • Twitter ícone social
  • Instagram ícone social