top of page

"Cartas para o mundo" continua nos dias do espetáculo "O Organista", na Casa do


Meninas do bairro Jardim do Trevo, que escreveram as primeiras cartas

A ação cultural do projeto "Cartas para o Mundo", que fez sucesso na segunda edição da FLIGV, continua durante os dias do espetáculo "O Organista - Caminhos históricos de Minas.

Motivadas pela letra da música “Para Lennon e McCartney”, as crianças de Governador Valadares e cidades da região vão dizer para outras crianças, de vários países e cidades do planeta: “Sou do mundo, eu sou Minas Gerais”. E vão dizer isso de uma forma simples e objetiva, escrevendo uma carta, que será colocada em um envelope com bordas em verde e amarelo (cores do Brasil), selado com o selo especial dos Correios “Bendito é o fruto dessas Minas Gerais”.

As cartas serão enviadas para escolas e instituições já contatadas pela produção da FLIGV, em cidades como Houston, San Francisco, New York (Estados Unidos), Osaka (Japão), Bordeaux (França), Liverpool (Inglaterra), Dubai (Emirados Árabes Unidos), Lisboa (Portugal) e várias outras.

O primeiro lote de cartas já foi enviado para Osaka (Japão), Dubai (Emirados Árabes Unidos), Lleida (Espanha), Moçâmedes (Angola), Coimbra (Portugal), Bordeaux (França). As crianças dessas cidades e países ainda não responderam as cartas porque o ano letivo em seus países se inicia em setembro.

Como escrever

A criança brasileira, com idade entre 7 e 14 anos, vai escrever em português. A criança que receber a carta do outro lado do mundo vai entender a mensagem, pois embora tenha nascido em outro país, conhece a língua portuguesa por meio de seus pais. Crianças que não conhecem o nosso idioma terão ajuda de um professor ou professora para ler e responder.

Entre os países correspondentes estarão aqueles que possuem educadores brasileiros que desenvolvem ações pedagógicas voltadas ao Português como língua de herança (PLH). Crianças de estados brasileiros também receberão carta, como as crianças da Ilha de Deus, de Recife, PE.

Exemplo de texto da carta:

Olá amiguinho do projeto Reading Bag!

Meu nome é Maria, moro em Governador Valadares, estado de Minas Gerais, Brasil. Minha cidade é muito linda e sou muito feliz aqui. Em Valadares nós temos o Pico da Ibituruna, plataforma mundial do voo livre. Todos os anos, centenas de pilotos de muitos países do mundo vêm aqui para voar de asa delta e parapente. Aqui o sol brilha o ano todo e faz muito calor. Fale-me de você, de seu país e de sua cidade. Eu sou da América do Sul, sou do mundo, eu sou Minas Gerais. Um abraço! Paz na terra! Maria.

Os objetivos dessa ação: mostrar às crianças como era a comunicação por cartas em um passado recente; o valor do selo postal; e o principal: enviar uma mensagem de amizade e paz, dizendo em alto e bom som: “Sou do mundo, eu sou Minas Gerais”.

Para participar, a criança, acompanhada dos pais ou responsável, deve retirar o papel timbrado no Foyer do Auditório Dr. Hatem Homaidan, na Casa do Médico, entre os dias 24 e 30 de setembro, em horário comercial.

A Casa do Médico fica na Avenida Dr. Raimundo Rezende, 41 - Edifício La Vitta, pertinho do GV Shopping.

22 visualizações0 comentário
bottom of page